segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O QUE ACONTECEU COM O TUNING?

Amado por muitos, na maioria seus praticantes, odiado por outros tantos. O tuning, como ficou conhecida a arte de personalizar o carro ao seu próprio gosto com alterações estéticas e mecânicas, dividiu opiniões durante todo o tempo em que esteve em alta e até mesmo hoje, quando a prática já não é mais tão comum, ainda provoca torções de nariz ou suspiros. Eu? Bem, eu confesso que fui um grande admirador do tuning, mas sempre odiei os seus exageros. O tuning que eu gostava era o carro um pouquinho mais baixo, com rodas grandes, neon em baixo, angel eyes, lanternas traseiras de Altezza, ou de cristal como ficou comum por aqui, coluna de adesivos no pára lamas, grampos no capô, saias dianteiras, traseiras e laterais, aerofólios, entradas de ar no capo, interior personalizado com relógios de pressão de óleo e do turbo que empurraria motor modificado. Calma, muitas dessas modificações eu hoje acho totalmente dispensáveis. Disso tudo que citei, só mantenho o gosto por rodas, redução leve da altura, e talvez um "body kit". Isso pra um carro meu. Se fosse um carro construído para ser o ápice em modificação, colocaria mais algumas coisas, mas que não o deixariam nem de longe parecido com o que eu gostava num tuned anos atrás. Sempre gosto de falar dos anos em que as coisas aconteceram, pois bem, lembro do tuning explodindo em 2005 por aqui (imagino que nos EUA explodiu assim que Velozes e Furiosos foi lançado, por volta de 2001) e tendo uma decadência por volta de 2008, quando um estilo mais sóbrio começou a ser adotado nas ruas. Eu tenho saudade, mas porque curti muito a época, foi uma época feliz, de 2006 à 2008, foi quando muita coisa boa aconteceu pra mim, e quando tive talvez a imersão mais radical no universo automotivo. Lembro de como ficávamos alucinados com um carro "cortando giro", bom na verdade ainda ficamos, como brilhavam nossos olhos ao ver um carro laranja com acessórios chamativos motor barulhento e uma cara de: Tem mais de R$ 50.000,00 investidos em mim my friend! Hoje parece que os bons praticantes do tuning abandonaram de vez a prática e tudo o que se vê são tentativas frustradas de imitar os bons tempos. Atrasados, ou simplesmente péssimos insistentes. O que eu acho que aconteceu? O que acontece com os gêneros musicais e com qualquer coisa de moda, cansou e passou. Saudade do tuning e das carangas personalizadas? Vamos ver algumas fotos de algumas das coisas que eram indispensáveis num bom tuned car!




Começando pela cor espalhafatosa.


E o neon em baixo do carro.
Três Hondas com o mesmo neon verde em baixo dos carros e lança arpões. ( VF :) )


 A moda chegou aqui também, nos nossos nacionais.
 
O angel eyes.

 Acessório ficou famoso nas BMW.
 Mas também fez a alegria dos tunners, dando um toque especial no carro.
E a coluna de adesivos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário